Outubro 10, 2021

Os transportes são um dos requisitos importantes no desenvolvimento e lançamento de uma loja online, uma vez que a transportadora faz o papel de last-mile da venda online. Este papel, se bem realizado, vai transmitir confiança e contribui para uma melhor experiência de compra.
Existem muitas transportadoras no mercado, no entanto recomendamos que opte sempre por transportadoras com níveis de serviço elevados, independentemente do custo. Pense acima de tudo no serviço ao cliente e na importância que a experiência da entrega e devolução tem para o fidelizar.
No momento de escolha de uma transportadora, é importante ter em conta as necessidades da empresa, no perfil dos clientes e nas trajetórias das entregas.

Listamos abaixo as principais necessidades que deve ter em conta

  • Produto a transportar
    • Qual é o peso do produto
    • Dimensões específicas do produto e o volume da carga a transportar
    • Tipo de embalagem necessária
    • Tipo de produto (frágil, nocivo ou normal)
  • Número de destinos de transporte que oferecem
  • Prazo de entrega (entrega no próprio dia, em x dias úteis, económico via terrestre ou rápido via aérea)
  • Opções de entrega
    • Envio Standard
    • Envio Expresso
    • Envio no mesmo dia / dia seguinte
    • Entrega na loja
    • Entrega num service point

Por norma, quantas mais opções disponibilizar ao seu cliente, melhor.

  • Transportadoras com seguro e especializadas – É importante escolher uma transportadora com seguro que garanta que em caso de alguma sinistralidade a sua carga fica segura.
  • Serviços complementares disponíveis – Existem serviços complementares que adicionam valor ao seu negócio, como a disponibilização de especialistas em restrições alfandegárias, a existência de opções de tracking e acompanhamento, notificações ao cliente e à empresa que realiza a expedição do produto.
  • Tipos de integração com a loja online – As integrações das transportadoras com a sua loja online são ideais para melhorar a funcionalidades e automatizar processos, o que vai beneficiar o cliente e a loja online.

Uma boa forma de conhecer as soluções mais utilizadas no mercado e avaliar quais delas se aplica melhor aos seus negócios, é procurar descobrir a estrutura logística de seus concorrentes e as soluções utilizadas por eles para realizar o transporte de suas mercadorias.

O que incluir num pedido de proposta de cotação a uma transportadora

Para que as transportadoras possam realizar uma proposta mais adequada à sua empresa, existem uma série de informações que são importantes de disponibilizar.

  • Tipo de produto a enviar
  • Número de encomendas mensais: isso consegue ao dividir o volume previsto de faturação, pela venda média dividindo pelo número de meses previstos, normalmente o cálculo é feito a 12 meses;
  • Com o número mensal médio de encomendas, deve fazer a divisão entre Portugal e UE ou outros países fora da Europa se for o caso;
  • Adicionar 5% de devoluções, ou seja, considerar que mensalmente terá 5% de devoluções e incluir isso na análise;
  • Fornecer o peso médio e dimensão.

Perguntas importantes numa primeira abordagem a uma transportadora:

  • A transportadora faz a distribuição para todos os locais de interesse, ou subcontrata?
  • Quais os tempos de entrega?
  • O envio é aéreo ou terrestre?
  • Existe um contacto ao cliente antes da entrega?
  • Qual o número de tentativas de entrega?
  • Qual o custo da recolha na devolução?
  • Existe integração com a plataforma que vai usar?
  • Fazem a impressão de guias de transporte e guias de devolução?
  • Existe o envio de sms ou email com o horário de entrega e possibilidade de alteração ou agendamento?
  • Qual é o horário de recolha das encomendas.

Cruze a informação das várias transportadoras

É sempre importante pesquisar o perfil da empresa pela internet, conversar com parceiros, clientes e fornecedores para saber mais sobre a qualidade do serviço prestado. Deve também avaliar críticas e elogios, além de consultar outras informações valiosas que podem impactar a sua decisão.

  • Qual o orçamento de cada uma para os serviços que são do seu interesse
  • Quais os prazos de entrega que cada uma tem definidas
  • Taxas adicionais (combustível, taxa de recolha em casa de devolução, entre outros)
  • Qual é a reputação de cada transportadora ( É importante pesquisar e analisar o que os clientes dizem das transportadoras)
  • Quais são as tecnologias chave adotadas por cada transportadora ( rastreamento de carga, gestão de logística, integração com a sua loja online)
  • Condições da frota dos transportadores
  • Colaboradores da empresa – observe se os profissionais estão uniformizados, capacitados para realizar o seu serviço, bem informados sobre os processos logísticos e devidamente habilitados para dirigir com cuidado e atenção.

Sugestão de transportadoras

É sempre importante estar atento à evolução do mercado, recolhendo novos dados sobre este segmento, de modo a entender se existem preços mais apelativos, melhores práticas ou novas rotas que sejam do seu interesse. No fundo, quantas mais opções analisar, maior a probabilidade de encontrar, de facto, a transportadora ideal para si.